quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Falar mal dos outros é a arma dos: FRACOS, INCOMPETENTES E INVEJOSOS!!

Só as pessoas frustradas e pobres de espírito assim o fazem. Se não puder dizer tudo que sabe de bom de alguém, não diga mais nada. Se assim proceder, falando sempre coisas desagradáveis do ‘próximo’ estará perdendo a confiança das pessoas e os amigos inevitavelmente se afastarão! (Momentos a sós, p.19)

Quase que deixei o blog às moscas, também com um feriado desses quase que não resta tempo pra internet.. mas enfim, nesses dias que passei sem ‘postar’ acho que muitas coisas aconteceram, uma delas está expressa no título da postagem:

Falar mal dos outros é a arma dos: FRACOS, INCOMPETENTES E INVEJOSOS!!

Texto retirado do livro de Ibrahim Jacob, Momentos a sós, editora Vozes. (Obs.: desde ontem a tarde estou lendo esse livro que é super interessante, aprendendo a valorizar mais o outro e acima de tudo a me conhecer melhor, para poder ter laços concretos com aqueles me rodeiam)

Enfim, voltando ao ‘falar mal’, sei que é difícil em uma conversa com amigos não comentar sobre a vida alheia, sempre dá aquela ‘escapulida’ básica e fofoca na certa..Porém estamos sendo incompetentes, invejosos e fracos, pois usamos de métodos ‘tristes’, ridículos para falar de alguém que de certa forma deve ter feito algo contra nós (Por isso ser incompetente, não conseguimos perdoar), ou então essa pessoa não nos fez nada, mas queremos e falamos mal dela (Somos fracos e invejosos, não temos a capacidade de amar alguém que não nos fez nada, imagine perdoar, amar aquele que nos magoou)

Durante essa semana eu senti na pele os dois lados da moeda: tanto julgar aqueles que amo, e por fraqueza não perdoar, quanto ser julgado por aqueles que achava ser ‘amigos’, mas que decepção, caindo de cara no chão!

Hoje coloco-me na ‘pele’ daqueles que eu julgo e que muitas vezes descobrem o que falei (se a mentira tem perna curta, a fofoca tem perna longa para ser espalhada, porém pernas mais longas ainda para chegar nos ouvidos de quem se fala) realmente é duro ser julgado, ser ‘pirraçado’ por alguém, aproveito então pra pedir perdão aqueles que julguei (e julgo), pra aqueles que falei mal tanto cara-a-cara, quanto nas costas, enfim, perdão por minha fraqueza.. e pra aqueles que me julgam, que gostam de me criticar, que odeiam ver a minha felicidade, que procuram derrubar-me, que querem fazer minha cabeça, mudar minhas opiniões: que Deus os abençoe e que nunca passem por onde estou passando, e se um dia passarem aproveite muito esse tempo, pois é nele que as máscaras de seus amigos cairão!!!
São Domingos Sávio, Rogai por nós!!
inté mais..
\_0_/ abraço!!

Um comentário:

Artiles disse...

A leitura desse tipo de post sempre nos é proveitosa sob dois aspectos: O primeiro, pq nos leva a uma tomada de consciencia e reflexão sobre a nossa posição em relação ás outras pessoas, e refletir sempre aprimora o auto-conhecimento. E segundo, pq qndo certas pessoas têm a coragem de demonstrar medos, fraquezas, mas que ao mesmo tempo são "tropeços" numa caminhada árdua,porém agraciadora, que é a de viver indo contra certos padrões de uma sociedade estereotipada como a nossa, pensamos: "não está tudo perdido, eu também devo tentar". É essa a reflexão que esse texto me desperta. A busca de colaborar de alguma forma para a construçaõ de uma sociedade onde o esperto seja o que perdoa, não o que revida, onde o bem-sucedido seja o cheio de sabedoria e não o cheio de status, onde o mais feliz seja o que partilha mais, não o que possui mais, e , principalmente que essas palavras possam sair do papel...Parabéns Licinho, não só pela ótima estrutura do texto, mas tbm(e principalmente) pela riqueza de conteúdo do mesmo. Forte Abraço!
"... a inocência é boa pra quem sabe amar, e sabe entender, que nem todos chorarão..."
(Guilherme de Sá - Rosa de Saron)